sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O problema de um é problema de todos

O Sindicato representa os interesses da sua categoria. O problema de um tem alcance coletivo na representação da Entidade. Mas nem todos pensam assim e observam o seu problema pelo prisma da individualização, como se fosse único e só seu, por isto optamos pela conhecida estória que segue com um exemplo:

“Um rato olhou por um buraco e viu o lavrador e a esposa abriu um pacote.

Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali. Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado. Correu ao pátio do sitio para avisar a todos:

- Há uma ratoeira na casa!! Há uma ratoeira na casa!!

A galinha disse:

– Desculpe Sr. Rato, eu penso que isto é um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada, não me incomoda.

O rato foi até o porco e disse:

– Há uma ratoeira na casa!! Há uma ratoeira na casa!!

– Desculpe Sr. Rato – disse o porco – mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranqüilo, que o senhor será lembrado nas minhas orações.

O rato dirigiu-se á vaca e ela lhe disse:

– O quê? Uma ratoeira, Sr. Rato? Por acaso estou em perigo? Acho que não!

Então o rato voltou para a casa, cabisbaixo e abalado, para encarar a ratoeira do lavrador.

Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira a prender uma vítima. A mulher do lavrador correu para ver o que tinha apanhado. No escuro, ela não viu que a ratoeira tinha prendido a cauda de uma cobra muito venenosa. A cobra picou a mulher. O lavrador levou-a imediatamente para o hospital mais próximo. Ela voltou para casa ainda com febre com febre muito alta. Todo mundo sabe que não há nada melhor do que canja de galinha para alimentar alguém com febre. O lavrador pegou no cutelo e foi providenciar o ingrediente principal. Como a doença da mulher ainda continuava, os amigos e vizinhos foram visitá-la. Para alimentá-los, o lavrador matou o porco. A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio ao funeral. O lavrador então sacrificou a vaca, para alimentar toda aquela gente.”

Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o mesmo não lhe diz respeito, lembre-se que quando há uma ratoeira na casa, todo sítio corre risco.

O problema de um é problema de todos.

Nenhum comentário: